Translate

sábado, 25 de julho de 2015

Brahmanismo







O Brahmanismo, também conhecido como Hinduísmo, é uma das religiões mais antigas do mundo com cerca de seis mil anos. O deus supremo do Brahmanismo é "Brahma" que simboliza a perfeição e o princípio de tudo. Segundo o hinduísmo, o ser humano só deixa de passar por sucessivas reencarnações quando atinge o estágio perfeito de Brahma e é, então, 'sugado' por ele. Para os brahmanistas, Brahma é tão perfeito e venerável que não pronunciam seu nome em vão por considera-lo sagrado.


A religião hindu foi moldada de maneira diferente de outras religiões como o islamismo, o judaísmo ou o cristianismo. Para os 'rishis' (sábios hindus) cada ser individual ao nascer possui um propósito que se originou à partir de um princípio absoluto, uma lei que teve origem no universo, o qual deve ser cumprido para a total felicidade do indivíduo. Essa lei que teve origem no universo, recebeu o nome de 'darma' e a ação que possibilita o cumprimento dessa lei, é chamado de 'carma'.


Os hindus tem mais de trezentos e trinta milhões de divindades ou 'deuses principais': Além de Brahma que representa o criador do universo, cultuam também Ganesha, deus da sorte e da sabedoria (sua cabeça é de um elefante), Vishnu que é considerado bondoso e mantenedor do universo, Shiva o deus terrível e destruidor, Matsya e Saravasti, o deus que salvou da destruição a espécie humana e a deusa das artes e da música, respectivamente, e muitas outras divindades. No entanto, Brahma, Shiva e Vishnu são considerados os mais poderosos deuses do hinduísmo.


A sociedade hindu é uma das sociedades menos igualitárias do mundo, pois ainda predomina o sistema de 'castas' que vigora há vários séculos. Embora a discriminação de castas seja proibido pela constituição, na prática essa discriminação ainda acontece, pois a cultura e a tradição hindu ainda possui esses conceitos enraizados. Existe hoje na Índia, segundo estimativas, mais de seis mil castas diferentes. Porém, estas castas podem ser divididas em quatro grupos: os Brâmanis (que segundo a mitologia hindu foram criados pela 'cabeça' de Brahma e portanto, considerados como sendo próximos aos deuses e composto em sua maioria por filósofos, professores e sacerdotes), os Xátrias (políticos, soldados, guerreiros que foram concebidos pelos 'braços' de Brahma), os Vaixás (comerciantes que nasceram das 'pernas' de Brahma) e os Sudras (artesãos e camponeses que nasceram dos 'pés' de Brahma). Além dessas quatro castas, existem também os Dálits (párias "intocáveis", considerados menos que humanos, pois vieram do pó dos pés de Brahma e por isso, vivem isolados dos demais).


De todas as castas, os Dálits são sem dúvida os mais miseráveis e desprezados de toda a Índia. Vivem em moradias precárias e insalubres, vestem-se com as roupas dos que foram mortos, não podem viver na cidade, são proibidos de lerem os livros sagrados e também de entrarem no templo. Comem em louças gastas ou quebradas, não podem beber a água ou banharem-se no rio Ganges para não contaminá-lo. Suas mulheres e crianças podem ser espancadas e violentadas, podem ser mortos, espancados, humilhados, ou mesmo queimados vivos por qualquer pessoa, sem que o agressor sofra qualquer tipo de punição. Dálits não podem tocar num indivíduo de outra casta, pois tocar num Dálit significa trazer maldição. Nem mesmo a sombra de um Dálit pode cruzar-se com a sombra de um homem de outra casta sem que este último, tenha que banhar-se no rio para se "purificar". 


Os Dálits sofrem inúmeras restrições sociais e são designados para fazer os serviços considerados mais baixos e imundos pelas demais castas. São eles quem tocam nos mortos, preparam a fogueira para a cremação, trabalham nas lixeiras e esgotos da cidade, o que faz com que dificilmente possam ascender socialmente. São conformados com sua sorte por acreditarem que foram predestinados a esta condição e procuram cumprir bem com suas obrigações na esperança de um dia poderem reencarnar em uma casta melhor. Acreditam que se assim não o fizerem, poderão reencarnar num animal, o que para eles diminuiria as chances de reencarnarem novamente como humanos. Dálits são uma casta hereditária e não podem manter relacionamento de amizade e nem se casar com pessoas fora de sua própria casta.


O hinduísmo considera alguns animais sagrados, como por exemplo o elefante, o rato e a serpente. Para eles, no entanto, a vaca é o animal mais sagrado de todos por acreditarem ser ela o último estágio da reencarnação humana antes de atingir a perfeição. A vaca não pode ser perturbada, morta ou ter qualquer de seus produtos consumidos. A maior parte do couro utilizado na Índia vem de cabras e búfalos. O boi também é respeitado por ser cria da vaca, mas não é considerado divino. Em caso de guerra, uma vaca não pode ser retirada ou enxotada do caminho. Ela deve seguir livre.


A religião hindu também considera o macaco "Rhesus" divino e por essa razão é cercado de atenção e veneração. Dificilmente um jardim, um pomar ou uma plantação escapa de sua pilhagem. Para eles, o funcionamento do corpo de um macaco é muito semelhante ao corpo humano. Além disso, uma velha lenda hindu relatava que um exército de macacos havia ajudado a salvar a mulher de um herói hindu do demônio 'Ravana'.

                                           Foto: Suzanne Lee?NYTNS

O Brahmanismo nasceu e se consolidou através do conhecimento e se perpetuou através da tradição oral. É a principal religião da Índia e foi o maior responsável por sua formação social. A crença no ciclo de sucessivas reencarnações faz com que os indivíduos aceitem e ajam de acordo com a casta onde nasceram, acreditando que podem nas próximas reencarnações pertencer a castas mais elevadas, até o ponto de serem absorvido por Brahma ao atingirem a perfeição. Na Índia contemporânea, a divisão entre castas não é tão evidente como no passado. Hoje os brâmanes não necessariamente são todos sacerdotes. Eles podem ser homens de negócios ou produtores de terras. Hoje também é possível encontrar sudras ocupando posições nos governos locais. Também os Dálits começam a se organizar politicamente e a levantar a voz contra a opressão sofrida por eles. O exemplo de Mahatma Gandhi que lutou pelos direitos dos intocáveis tem influenciado estas castas em sua luta por melhores condições. Além disso, muitos Dálits tem se convertido ao budismo e ao cristianismo, contrários à doutrina do conformismo que os mantiveram por séculos em condições sub-humanas.






Os artigos desse blog são de direito reservado.
Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando este link,
é proibida sem a autorização do autor.
Plágio é crime e está previsto no Código Penal,


Lei nº 9.610-98 sobre os Direitos Autorais










Nenhum comentário:

Postar um comentário